Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza
12/01/2026 - 09h57min
Veículos abandonados em via pública ocupam indevidamente o espaço urbano, dificultam o estacionamento e representam riscos à segurança viária e à saúde pública. Para reduzir esses impactos, a Prefeitura de Fortaleza realiza, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), uma operação permanente de fiscalização que, em 2025, retirou 605 veículos de ruas e avenidas da cidade.
Desse total, 84 automóveis foram removidos pela AMC e 521 pelos proprietários. Veículos em estado de abandono apresentam, entre outras características, decomposição da carroceria e partes removíveis; mau estado de conservação; vidros quebrados ou avarias nas portas que permitam acesso sem obstrução.
“A fiscalização específica reforça a segurança no trânsito, melhora a mobilidade urbana e previne os riscos à saúde pública, já que os veículos em estado de abandono podem acumular sujeira e água parada, favorecendo a proliferação de mosquitos e doenças”, destaca Sérgio Costa, superintendente da AMC.
Como a operação é realizada
Antes de efetuar o reboque, a AMC realiza a notificação educativa do proprietário, concedendo prazo máximo de cinco dias úteis para a retirada do veículo. Caso a remoção não seja realizada nesse período, o automóvel é recolhido e encaminhado ao depósito da Autarquia. No local, poderá ser recuperado pelo proprietário mediante o pagamento das despesas de remoção e estadia. Se permanecer por mais de 60 dias no pátio, o veículo será submetido a leilão, conforme a legislação vigente.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não prevê multa específica para os casos de abandono veicular, exceto quando houver infração associada, como estacionamento em local proibido.
Os usuários que desejarem denunciar veículos nessas condições devem entrar em contato com o órgão, formalizando a denúncia em uma das centrais de atendimento ou por meio do aplicativo AMC Trânsito.