Offline
Instituto Dr. José Frota registra mais de 60 mil atendimentos na emergência em 2025
As principais causas dos atendimentos estão relacionadas a quedas, acidentes com motocicletas e corpo estranho.
Publicado em 25/01/2026 10:48
Ceará
Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza

23/01/2026 - 10h07min

 

O Instituto Dr. José Frota (IJF), complexo hospitalar da Prefeitura de Fortaleza, registrou 60.003 atendimentos na emergência em 2025. As principais ocorrências estão relacionadas a quedas, acidentes de motocicletas e corpo estranho. Em comparação ao ano de 2024, houve diminuição de 3,15%, com 61.954 atendimentos registrados.

Balanço

Em 2025, as quedas lideraram o número de ocorrências registradas, totalizando 17.488 casos. Este perfil de acidente afeta predominantemente idosos, com maior incidência entre mulheres acima de 60 anos. Na sequência, aparecem os acidentes envolvendo motocicletas, com 8.264 atendimentos, concentrados principalmente em adultos do sexo masculino na faixa etária de 20 a 29 anos. Os casos relacionados a corpo estranho somaram 5.106 atendimentos, com maior prevalência entre crianças.

Além das três principais causas, destacam-se também os acidentes por queimaduras, que contabilizaram 2.924 atendimentos. Nesse grupo, a maior concentração foi registrada entre idosos do sexo feminino a partir de 60 anos, com 278 ocorrências.

Os acidentes envolvendo bicicletas ultrapassaram 1.400 atendimentos, enquanto os acidentes com pedestres somaram 1.293 casos. Já os acidentes automobilísticos também chamaram a atenção, com o registro de 1.194 atendimentos no período analisado.

“A redução no número de atendimentos de emergência em 2025 reflete as ações preventivas e campanhas de conscientização. Iniciativas voltadas à prevenção de acidentes domésticos, segurança no trânsito e cuidados com crianças e idosos contribuíram para a diminuição dessas ocorrências, mas este é um trabalho diário e contínuo, no qual a população também deve fazer a sua parte. Seguimos avançando em muitas frentes de trabalho, promovendo uma assistência digna e célere à população com investimentos em infraestrutura, ampliação e modernização de leitos e mais exames, garantindo atendimento qualificado aos pacientes de alta complexidade”, explica o superintendente do IJF, João Gilberto Macêdo.

Quando buscar o IJF

Especializado no atendimento de grandes traumas, o IJF disponibiliza diversos serviços à população, adulto e pediátrico, voltados à demandas traumatológicas, seja por atendimento de urgência ou encaminhamentos em casos de traumas cranioencefálicos (TCE), traumas raquimedulares (os de coluna), fraturas nos membros superiores e inferiores, lesões vasculares graves, traumas oculares, entre outros. Ao todo, são mais de 20 especialidades médicas (traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, pediátrica, clínicos gerais).

Além disso, dispõe do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), referência no atendimento às intoxicações agudas graves e animais peçonhentos. O atendimento pode ser presencial ou por teleatendimento, via contato (85) 3255.5012 ou via WhatsApp (85) 9 8439.7494. O Centro de Tratamento de Queimados (IJF) também disponibiliza assistência à população, realizando tratamento de média e alta complexidade em tratamento de queimaduras. O equipamento hospitalar funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e está localizado na Rua Barão do Rio Branco, 1816 – Centro.

Comentários