Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza
23/06/2026 - 11h05min
Sob a gestão da Prefeitura de Fortaleza desde julho de 2025, a Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza vem ampliando a capacidade de atendimento e a oferta de consultas especializadas para a população de forma gratuita. Somente entre janeiro e maio deste ano, mais de 12 mil pacientes já foram atendidos no ambulatório da instituição. A média é de 2.400 consultas por mês. O processo de reestruturação tem sido conduzido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Atualmente, 18 especialidades médicas estão disponíveis para agendamento. Os pacientes podem ser encaminhados para atendimentos em Urologia, Oftalmologia, Cirurgia Geral, Cardiologia, Cuidados Paliativos, Dermatologia, Geriatria, Mastologia, Nefrologia, Ortopedia, Traumatologia, Proctologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Torácica, Oncologia Clínica, Oncologia Cirúrgica, Triagem Oncológica e Cirurgia Vascular. Os encaminhamentos são feitos pelas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e dos hospitais da rede pública municipal, via Central de Regulação.
De acordo com Leonardo Macêdo, diretor da Santa Casa de Fortaleza, a ampliação da assistência especializada permite que os pacientes tenham acesso mais rápido ao diagnóstico e ao tratamento, impactando diretamente nos desfechos clínicos. “Uma rede de atendimento fortalecida, com diferentes especialidades atuando de forma integrada, permite maior agilidade no diagnóstico, reduz o agravamento de diversas doenças e aumenta as chances de recuperação dos pacientes. Hoje, a Santa Casa possui uma estrutura consolidada e segue reforçando a sua capacidade de atendimento à população”, destaca.
Reestruturação
A ampliação dos serviços é resultado do processo de reestruturação realizado desde julho de 2025, que devolveu a capacidade operacional do hospital por meio da recuperação da estrutura física, modernização de equipamentos e fortalecimento da assistência hospitalar.
Para a secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo, a reestruturação da Santa Casa representa um importante reforço para a rede pública de saúde da capital. “A Santa Casa vem fortalecendo a estratégia de atendimento do município, contribuindo para reduzir o tempo de espera por consultas, exames e tratamentos. Esse é um processo contínuo de recuperação e qualificação da instituição, que já apresenta resultados importantes, mas ainda possui potencial para expandir a oferta de serviços e atender um número cada vez maior de pacientes”, afirma.
Reabertura da Santa Casa de Fortaleza
Desde o decreto de intervenção na Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, assinado em julho de 2025 pelo prefeito Evandro Leitão, a Prefeitura de Fortaleza vem conduzindo um amplo processo de reestruturação da instituição, que estava com enfermarias fechadas e atendimentos suspensos. As ações envolveram o diagnóstico da situação administrativa e financeira, a reorganização da gestão, a recuperação da capacidade assistencial, a reestruturação do quadro de pessoal, o fortalecimento da transparência e a construção de um plano de sustentabilidade para garantir a continuidade dos serviços.
Com o apoio dos governos Federal e do Estado do Ceará, esse trabalho possibilitou a reabertura do hospital, que voltou a oferecer, de forma totalmente gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), leitos de internação, cirurgias eletivas, exames de diagnóstico por imagem e tratamento de hemodiálise e oncológico, ampliando o acesso da população a serviços de média e alta complexidade.