Offline
Estádio Presidente Vargas completa 84 anos e reforça papel como casa do futebol cearense
PV reafirma sua relevância como patrimônio esportivo e cultural de Fortaleza.
Publicado em 14/09/2025 23:49
Ceará
O gramado recebe cuidados constantes e manutenção periódica a cada 90 dias, tornando-se referência para os clubes que atuam na capital (Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza).

Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza

14/09/2025

 

O Estádio Presidente Vargas (PV) completa 84 anos de fundação neste domingo (14/9). Conhecido carinhosamente como PVzinho de Açúcar, o espaço é um dos maiores símbolos esportivos e culturais de Fortaleza e segue sendo palco de grandes momentos do futebol cearense.

Com capacidade para 20.166 torcedores, o PV tem se modernizado e, em 2025, ganhou nova comunicação visual, incluindo logomarca própria. O estádio também passou a contar com sistema de reconhecimento facial 100%, que garante mais segurança e agilidade no acesso do público.

O gramado recebe cuidados constantes e manutenção periódica a cada 90 dias, tornando-se referência para os clubes que atuam na capital.

Além disso, o Presidente Vargas será o primeiro estádio do Brasil a contar com a sala do VAR instalada junto ao vestiário dos árbitros e à arbitragem de campo, inovação já reconhecida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O movimento atual comprova a importância do equipamento para o esporte cearense. Somente neste ano, já foram realizados cerca de 80 jogos em nove meses, número próximo ao total registrado em todo o ano passado. A estimativa é de que mais de 200 mil torcedores tenham passado pelas arquibancadas em 2025.

Segundo o administrador Bruno Alves, o PV voltou a ser a casa do futebol cearense, recebendo partidas de Ceará, Fortaleza, Ferroviário, Floresta e também das categorias de base, em parceria com a Federação Cearense de Futebol (FCF).

O secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza, Anderson Pinheiro, destaca a relevância do estádio para a cidade.

“Este ano, já tivemos diversos jogos no PV, desde as semifinais do Campeonato Cearense, com Ceará e Fortaleza, até partidas da Série A. O prefeito Evandro Leitão tem um carinho especial pelo estádio e, por isso, a Prefeitura de Fortaleza vem investindo na sua modernização e manutenção. Queremos que o PV continue sendo a casa do futebol cearense, acolhendo os clubes, as categorias de base e o torcedor, que tem no PV um espaço de paixão, memória e convivência”, afirma.

Entre os torcedores, o sentimento de carinho pelo estádio é evidente. Kaio Lucas, 22, assistente administrativo, recorda com carinho a primeira vez que esteve no PV.

“Conheci o PV quando tinha por volta de 11 ou 12 anos e o que mais me encantou na época foi a proximidade com o campo. Ver os jogadores que só via pela TV ali pertinho foi algo incrível. É um estádio mais acolhedor, bem localizado e de fácil acesso, o local perfeito para aproveitar o jogo com a família”, pontua.

O empresário Klawber Bonfim, 46, também compartilha memórias ligadas ao estádio, que, agora, contam a história da própria família.

“Vivi muitos momentos históricos no PV, desde novinho, com meu pai. Essa paixão continuou na adolescência, porque comecei a ir ao PV com os amigos e, hoje, já levo meus filhos. Graças a Deus, essa paixão segue de geração em geração, porque o PV é um estádio praticamente dentro do Centro de Fortaleza. Ele é acolhedor”, enfatizou.

Com 84 anos de história, o Estádio Presidente Vargas reafirma sua relevância como patrimônio esportivo e cultural de Fortaleza. O PV reúne tradição e modernidade em benefício da cidade e, principalmente, de seus torcedores.

Comentários