Offline
Fãs formam filas no Theatro Municipal do Rio para se despedir de Preta Gil
Artista morreu no domingo (20/7), aos 50 anos, por complicações de um câncer.
Publicado em 25/07/2025 22:31
Cultura
© Tomaz Silva/Agência Brasil

Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional

25/07/2025 - 15h27

Rio de Janeiro

 

Até o último minuto, fãs formaram fila no Theatro Municipal, no Centro do Rio de Janeiro, para se despedir da cantora Preta Gil. A aposentada Tereza Marques dos Santos, de oitenta anos, foi uma das primeiras a chegar.

O velório de Preta Gil ficou aberto ao público até às 13h. No espaço onde estava o corpo de Preta foi montado um telão ao fundo, onde passaram diversas fotos da artista em shows, momentos com a família e amigos. Todas imagens felizes, para lembrar os bons momentos de Preta.

Abaixo do telão, dezenas de coroas de flores. Uma delas era do presidente Lula e da esposa, Janja da Silva, com a menção a música “Só o amor” de autoria da Preta. Na faixa, os dizeres: “Nasceu para voar, fez seu destino, tocou o céu e espalhou só o amor. O Brasil agradece sua luz”. Janja esteve no velório, acompanhada da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

A primeira-dama chegou por volta das 10h da manhã ao local e cumprimentou parentes e amigos próximos de Preta (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil).

A primeira-dama Janja da Silva e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, no velório de Preta Gil (Foto: Edilson Santos/TV Globo).

Uma curiosidade é que, ao longo da despedida, ficou tocando uma seleção de músicas animadas e isso foi um pedido da própria cantora em vida. Alguns artistas que passaram pelo velório foram as cantoras Ludmilla e Ivete Sangalo, o cantor Thiaguinho, a atrizes Regina Casé e Thais Araújo, os atores Marcelo Serrado e Caio Blat e o artista Thiago Abravanel.

Ludmilla se despede de Preta Gil (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil).

Ao fim do velório, o corpo da de Preta Gil seguiu em cortejo em um carro do Corpo de Bombeiros, para cremação no Cemitério e Crematório da Penitência, no Caju, zona portuária do Rio.

Esse cortejo passou pelo Circuito de Carnaval de Rua Preta Gil, criado pela prefeitura do Rio para homenagear a artista. O circuito inclui as ruas do centro da cidade por onde o Bloco da Preta passava nos carnavais cariocas, arrastando quase um milhão de foliões.

Na noite passada, a prefeitura instalou placas de sinalização nas ruas que fazem parte do Circuito. Também há banners com a foto de Preta Gil presos nas árvores indicando o trajeto.

A ação é uma forma simbólica de celebrar o legado cultural e afetivo de Preta Gil com o Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro).

 

Edição: Fábio Cerqueira / Bruna Athayde.
Pesquisa: Linaldo Silva / Rádio Sintonia Prime.

Comentários